![](https://static.wixstatic.com/media/2f0194_ae55b887258e410e9eb85ad6bc07b3e9~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/2f0194_ae55b887258e410e9eb85ad6bc07b3e9~mv2.jpg)
Inúmeras dúvidas surgem acerca desse tema.
A importância do registro da marca, valores, tipos de registro e outras informações já foram tratadas aqui, porém, ainda não falamos acerca das consequências que existem quando não se registra uma marca.
A primeira consequência é a confusão que poderá ser criada para o cliente. Isso porque, somente o registro da marca no INPI garante que dentro do seu segmento nenhuma outra marca terá o mesmo nome.
Assim, sem o registro, uma marca do mesmo segmento que o seu, ou seja, prestando o mesmo serviço ou vendendo os mesmos produtos, pode ter o mesmo nome que a sua marca, podendo confundir o cliente que ao comprar um produto pensando ser da sua marca, na verdade estará comprando do concorrente.
Outra consequência, é a impossibilidade de franquear o seu negócio. Isso porque, o registro da marca é um dos requisitos para tornar um negócio franqueável.
Além disso, uma das piores consequências é o seu concorrente registrar o nome da sua marca e exigir que você para de usá-la imediatamente, sob pena de multa ou até ser condenado a indenizá-lo pelo uso indevido de marca já registrada.
Não obstante tudo que já foi dito, o registro da marca garante maior credibilidade da marca perante o cliente, assim, uma marca que não é registrada não alcança a mesma credibilidade que é passada pelas outras empresas registradas.
Por fim, vale destacar, que essas são apenas algumas consequências, podem haver outras.
Lembre-se, em caso de dúvida, entre em contato conosco.
留言