![](https://static.wixstatic.com/media/2f0194_28645a705ebb4c719e09fb51b5b5bac0~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/2f0194_28645a705ebb4c719e09fb51b5b5bac0~mv2.jpg)
Antes de mais nada, precisamos esclarecer o que é ativo e passivo em uma empresa.
De forma muito simples e objetiva, ativo é todo o patrimônio da empresa e passivo são as obrigações financeiras e dívidas. Dessa forma, temos que o valor de mercado da empresa será o seu ativo menos o seu passivo.
Além disso, o ativo pode ser formado por bens tangíveis e intangíveis.
Esclarecendo de forma clara e simples, tangível é todo o bem materializado, aquele que podemos, inclusive, tocar. Como por exemplo um bem imóvel.
Já o bem intangível é aquele que apesar do valor agregado não se pode tocar, ele não é materializado, como por exemplo, a carteira de clientes e a marca.
Esses, ativos intangíveis, são os que tornam o negócio valioso para o mercado. Um exemplo disso, é a marca Apple que mesmo todo o valor somado dos seus itens em estoque não chega perto do valor de mercado da marca.
Até por isso, quando se fazem tratativas para a venda de um negócio, o bem de maior valor são os bens intangíveis, que são particulares aquele negócio, ligados a sua história e toda trajetória da empresa e não podem ser comprados.
Inclusive, como dito pelo presidente do Grupo Marpa, Valdomiro Soares, o futuro das empresas está nos bens intangíveis, no que provoca emoção e sentimentos diversos aos consumidores.
Um dos bens intangíveis de maior valor é a Marca.
Porém, uma marca só terá valor de mercado ao ser devidamente registrada no INPI, isso porque, não há marca se ela não estiver registrada.
Por fim, reforçamos aqui, mais uma vez, a importância do registro da marca para o seu negócio. A importância hoje e no futuro. Utilizar uma marca sem o devido registro é o mesmo que construir um prédio em um deserto.
Lembre-se, sempre estamos à disposição para tirar dúvidas.
Comments